sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Palestra - Vida em sociedade: que venha o porvir

Nossa querida e distante amiga (distante só geograficamente!) nos brindou com uma bela palestra sobre o assunto "Nossa vida em sociedade". Como entender todo o mal que acontece no mundo? Onde está a Providência Divina diante de tantos acontecimentos ruins?

Muitas vezes passamos por momentos difíceis. Quantas vezes já nos perguntamos: que mal eu fiz para merecer isso? Por que comigo? Na sua explanação, Vera sugere que nunca percamos a fé, pois se tudo acontece com a permissão de Deus, então só podemos concluir que a prova pela qual passamos tem um propósito. Essas provas são importantes para o nosso aprendizado nesta encarnação. Mesmo que seja difícil entender! Devemos sempre ressignificar esses fatos: enfrentar para libertar.


Citou os problemas enfrentados pelo mundo atual: no Brasil é a crise financeira e a corrupção; na Europa é a xenofobia. O que podemos fazer para melhorar o mundo? Conhecer-se. Transformar-se. Vivermos sempre da melhor forma, pois o nosso exemplo transforma o outro. E essa transformação na verdade é como uma corrente. A transformação e a paz do mundo começam em cada um de nós.

Todos nós já sabemos que a mídia explora em maior escala as notícias ruins. Quantas coisas boas também acontecem todos os dias, de forma anônima? É difícil não se revoltar, mas precisamos tentar reverter estes pensamentos negativos.

Citou uma frase de Jesus, do capitulo 1 do livro "Jesus no Lar" de Emmanuel, psicografado pro Chico Xavier: "A paz do mundo começa nas telhas que nos acolheram". Ou seja, precisamos viver em paz entre "4 paredes" para que possamos desejar a paz no mundo. E nunca nos esquecer de que somos seres espirituais, filhos de Deus. Tudo o que está a nossa volta é transitório. Precisamos pensar mais no nosso ser, que é agente transformador do mundo.

Ao final da palestra partimos o nosso bolo de aniversário, e fizemos uma surpresa para a Vera: esse ano ela também comeu um bolo de verdade. Sua filha Mécia nos ajudou a fazer esta homenagem a esta amiga tão especial, nosso ponto inicial do Grupo de Cárita.



Os parabéns pelos 15 anos de existência do grupo vai para todos que participam ou colaboram de uma forma ou de outra:
a você, que ajuda todos os meses em nosso projeto caridade,
a você, que repassa nossas mensagens e informes,
a você, que participa das nossas reuniões (mesmo que esporadicamente),
a você, que compartilha os eventos espíritas que acontecem por aí...

Enfim, nosso agradecimento a tantas pessoas que mesmo anonimamente ajudam na construção de um mundo um pouco melhor.

Façamos cada um a nossa parte ;-)

Um comentário:

  1. Muito bom o resumo do nosso encontro. Melhor que o original!!! Fiquei muito feliz em participar do mês comemorativo desses 15 anos de existência. Meu eterno agradecimento a todos! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Cadastre-se em nosso site e envie-nos seus comentários!
Sua mensagem será publicada e aparecerá no blog em alguns minutos.
Abraços fraternos,
Grupo de Cárita